terça-feira, 9 de junho de 2009

Culpa é do Fidel,A! ( 2006 )


"A prisão e morte de um tio espanhol, que era comunista convicto, e uma visita ao Chile do recém-eleito Salvador Allende fazem com que os hábitos de uma família mudem por completo."

Seguindo a tendência do pai, Costa Gravas, Julie Gravas faz um filme político. Diferente do pai, seu estilo é de filmes politocs mais suaves    ." A Culpa é do Fidel" conta a historia da pequena Anna, burguesa e criada pela avó, com costumes católicos. Derrepente a vida de Anna muda, era o tempo em que as lutas socias estavam fervilhando por todo mundo, seus país decidem larga todo luxo e dedicar a vida pela luta ao Socialismo. Tudo em sua vida muda, os hábitos, a casa, que antes era grande vira um pequeno apartamento, a escola era particular agora é publica e adeus catecismos. Todas essas transformações, no filme, são mostradas na percepção da pequena múmia, como Anna era chama pelos amigos comunistas de seu pai. E o fantástico do filme esta nesse ponto, a adaptação e a visão de Anna sobre as mudanças que ocorrem em sua família e no resto do mundo. Julie não difama nem faz apologia ao socialismo, apenas mostra como reage uma criança perante esta situação.
Nina Kervel arrasa no papel da protagonista, nem parece uma criança atuando, o roteiro de Julie esta muito bom, assim como sua direção (herdou do Pai). Além de explorar bem a visão infantil das mudanças que ocorrem no mundo o filme da uma pequena aula de historia e comportamentos. "A Culpa é de Fidel" é para qualquer pessoas assistir, até mesmo quem não gosta ou não sabe nada de política, além da mensagem bonita que o filme deixa a interpretação de Nina já valeria a pena ver o filme. 


IMDB: 7.6
****
Nota: 7/10
Trailer: Aqui
Download Torrent: Aqui 

Download Legenda: Aqui

.Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário