segunda-feira, 8 de junho de 2009

Edukators (2004)


"Três jovens idealistas realizam protestos pacíficos, invadindo a casa de pessoas ricas para trocar os móveis de lugar e deixar mensagens de protestos. Numa de suas ações um deles esquece um celular, o que faz com que tenham que retornar ao local no dia seguinte. Porém o que eles não contavam era em encontrar presente o dono da casa. Com Daniel Brühl."

A tempos que o cinema não produzia um filme sobre juventude revolucionaria.Edukators vem para quebrar esse jejum.
Hans Weingartner ressusita toda ideologia de 68, com muita criatividade. O pensamento anti-capitalista fica nítido no filme, assim como as atrocidades do sistema. Três jovens sub empregados em um país de primeiro mundo bolam um jeito eficaz de criticar e amendrontar a burguesia.O roteiro é ecxlente, com muitas discussões ideológicas, Daniel Brühl (Adeus Lênin) esta muito bem no filme, como na maioria de seus trabalhos. O filme ressucita, também, uma grande briga do século XX: Capitalismo vs Socialismo. Os diálagos do empresário com os 3 jovens representa bem isso. Marx ou Max ? Social ou Individual ? Omitir ou Lutar ? São varias das questões discutidas no filme.
Espero que após assistirem este filme, os jovens omissos, se levantem corram para a luta. Espero que Fukuyama esteja errado. A postura dos jovens de Edukators esta cada vez mais rara, e parece que nem " todo coração é um célula revolucionaria" como diz no filme, mas ainda acredito que algum dia os educadores saíram da ficção e venham para realidade.

“Algumas pessoas não mudam nunca”.

IMDB: 7.6
*****
Nota: 9/10
Trailer: Aqui
Download Torrent e legenda: Aqui

@rafael_pegado

Nenhum comentário:

Postar um comentário