quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dançando no Escuro (2000)


"O diretor Lars Von Trier (Dogville) conta a história de uma jovem operária que se vê em dificuldades devido à sua frágil saúde e precisa juntar dinheiro para pagar a operação de seu filho. Com Catherine Deneuve e Björk. Recebeu uma indicação ao Oscar."

Confesso ter muita dificuldade em falar de um filme de Lars, sempre muito complexo, crítico e com muitas analises sociais e mentais. "Dance In The Dark" é um filme que ao final dá um nó em sua garganta, e para os mais emotivos fica uma sensação de depressão por alguns dias. Lars Von Trier consegue, mais uma vez, mexer com o piscológico do telespectador, como em "Dogville", "Manderlay", "Europa" e na maioria de seus filmes.
Em um Estados Unidos, "montado" na Dinamarca o filme conta a vida e as dificuldades de Selma, esplendidamente interpretada por Björk.
Lars Von Trier usou diferentes estilos de filmagem, nos momentos em que mostra a vida dura de Selma ele usa o estilo Dogma com a intenção de passar um cinema mais real e simples. A dura realidade de Selma fica escancarada a nossa frente de uma maneira que só Lars conseguiria fazer. Outro tipo de filmagem que ele utiliza, nos momentos em que Selma viaja nos musicais, sua válvula de escape dos problemas, é um estilo mais sofisticado, mais parecido com o cinema Hollywoodiano.A riqueza invade a tela e tudo é possível, seus problemas acabam e tudo se torna felicidade. Trier soube juntar as inovações tecnicas, marcantes em seus filmes, com uma narrativa triste e empolgante. Além de toda uma viagem pela mente da protagonista. O filme aborda também questões sociais como exploração, falta de oportunidades, imigrações. Dificilmente você nao ira se comover com a historia de luta de Selma. E ao final Lars deixa seu recado: "Esta só sera a última canção se nos deixarmos ela ser". Enfim um filme para leigos, psicologos, sociologos, cinefilos e etc. Um filme para todos assistirem e agirem, não deixarmos que esta seja a última canção. Para quem tiver interese tem uma excelente entrevista de Lars, sobre o filme, no site Zeta Filmes.


IMDB: 7.1
*****
Nota: 10/10
Trailer: Aqui
Download Torrent e Legenda: Aqui

@rafael_pegado

Nenhum comentário:

Postar um comentário