sábado, 27 de agosto de 2011

Incêndios (2011)

Depois de um longo papo sobre cinema com a camarada Virgínia Barros me deu uma saudade de fazer as resenhas que costumava fazer, e claro, atualizar o blog. Da vontade resolvi passar para ação. Não vou fazer uma promessa de manter o blog constantemente atualizado por que a vida de presidente de UEE tem um expediente de 6 da manhã a meia noite, mas vou tentar sempre deixar algo por aqui. O filme escolhido para marcar a retomada do blog? A não poderia fugir ao meu estilo de filme preferido; trágico, inteligente, criativo, crítico e frio. A película em questão é “Incêndios”, de Villeneuve. Guardem o nome deste diretor, tem tudo para ser um dos grandes.

O filme conta a história de dois irmãos gêmeos que com a morte da mãe, ficam sabendo que têm um irmão perdido em algum lugar do Oriente Médio. O rapaz não se interessa em descobrir o paradeiro do infeliz, mas a moça vai à busca do passado da progenitora. Durante a viagem, ela descobre, entre outras desgraças, que a mãe era uma guerrilheira, matou um político importante e teve os gêmeos na prisão, a mesma em que fora torturada e estuprada, ou seja, eles são filhos do torturador. É apenas o início da história, não necessariamente o pior dela.

O filme não tem uma linha cronológica. Passado e presente se interagem em uma história onde os acontecimentos, o tempo histórico, os fatos nunca são nomeados, talvez por este não é o foco do filme, mas estão claramente se referindo aos conflitos religiosos e étnicos do Oriente Médio. É neste cenário de guerras, roubos, massacres que se passa boa parte do filme. De maneira genial o Villeneuve consegue nós envolver em uma trama que começa morna e vai esquentando de maneira gradual até que desemboca em um final realmente efervescente e emocionante. As interpretações são ótimas, principalmente da mãe, e a sua fotografia trágica e trilha sonora fria conseguem dialogar muito bem com o roteiro.

Existem diversos ângulos de analise do filme, político, social, psicológica, religioso, mas o que o filme tem de mais inovador é o seu desenrolar e o final trágico. E não farei uma analise do final do filme pois estragaria o prazer de o leitor assisti-lo. Um ótimo filme que traz de volta os holofotes ao cinema Canadense. 
  
*****
Nota: 8.3/10
Download Legenda 

@rafaelueeminas

Um comentário: