domingo, 4 de setembro de 2011

Irreversível (2002)


Acabo de ver “Irreversível” e estou a mais de 40 minutos refletindo, lendo resenhas e tentando encontrar uma explicação de como este filme é tão badalado. Antes de ver várias pessoas me indicaram, chegavam a dizer que “era uma obra prima do cinema moderno”. Infelizmente já passam da meia noite e eu não vou me atrever a ligar para estas pessoas e perguntar; “Meu filho o que de mais tem neste filme?”

Todos os argumentos para tal genialidade da película não me convenceram nem um pouco. O fato de o filme ter uma narrativa de traz para frente não é nem um pouco inovador, o cinema já assistiu isto em “Amnésia” de Christopher Nolan. A câmera que se move o tempo inteiro só contribui para deixar o filme mais enjoativo. A violência é demasiada e sem motivo (e olha que eu gosto de filmes violentos), não há crítica concreta somente imagens do submundo francês, não existe nenhuma viagem psicológica pela mente dos personagens e o pior de tudo a história é tão simples, mas tão simples que eu imaginei que não tinha prestado atenção e tinha perdido alguma parte do filme, sem contar na frase do final: "o tempo destrói tudo".

Existem alguns pontos positivos no filme a interpretação dos atores, a edição e a cena do estupro que foi muito bem gravada, fora isso um bom filme, mas nada de genial como dizem por ai.


Nota: 6.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário