sábado, 11 de julho de 2009

Discreto Charme da Burguesia, O (1972)


"O diretor Luis Buñel ( Esse Obscuro Desejo) leva a tela uma serié de situações, surreais, em um jantar. Ganhou Oscar de melhor filme estrangeiro."

Sempre muito irônico e com filmes surreais Luis Buñel "brinca" com o seu publico. "O que é real? O que ele quer dizer com essa cena? Esse diretor é maluco ." São comentários pertinentes em seus filmes. Confesso que quando assisti "O Discreto Charme da Burguesia", pela primeira vez, não entendi muita coisa. Já na segunda as coisas foram ficando mais claras e vou ter que assistir a terceira entender por completo. Mas como sou muito ansioso, não resisti e vou tentar falar um pouco sobre o que Luis queria dizer com este grande filme, sem ao menos ter assistido pela terceira vez. Então vamos lá.
Buñel além de arte fazia crítica. 'O Discreto Charme da Burguesia' é um soco na boca do estomago, bem dado, da burguesia, mas especificamente a Francesa. "Aaaah... burguesia, sempre comendo com elegância e educação, sempre falando fino e se portando bem, sempre felizes e sorridentes. Quem dera eu ser um burguês", não depois de assistir este filme. A trás de toda essa mascara existe a podridão da burguesia.O filme é passado em uma tentativa de seis burgueses de almoçarem.Nada impede os rituais sagrados da burguesia, nada mesmo, apesar dos vários fatos estranhos, que acontecem em meio ao jantar eles sempre se portavam bem e continuavam a comer. E a eles vão continuar andando, mesmo que em uma estrada de terra, com toda elegância e hipocrisia possível, pois "tudo vai bem em Miranda". Enfim um filme pra ninguém colocar defeito. E para não esquecer vale ressaltar o jogo entre o real e o surreal de Buñel é fantástico que intriga o seu público, ele realmente era o mestre nesse quesito.

IMDB: 8.0
*****
Nota: 10/10
Trailer: Aqui
Download Torrent e Legenda: Aqui

@rafael_pegado

Nenhum comentário:

Postar um comentário