sábado, 25 de julho de 2009

Menino do Pijama Listrado, O (2008)


"O filho de um oficial nazista passa a morar perto de um campo de concentração nazista. Sem ter o que fazer, ele explora o local e conhece um garoto de sua idade, que vive do outro lado da cerca. Com David Thewlis e Vera Farmiga."

Já tinha postado em um listão de guerra sobre este filme, mas pensei melhor e constatei que ele merece um destaque especial. Então vamos lá:
Esse assunto é um dos mais explorados do cinema:II Guerra. Temos excelentes filmes e alguns fracos. Mas 'O Menino do Pijama Listrado' supera qualquer expectativa.Ele mostra outro aspecto da guerra, longe da violência e da crueldade, a inocência e pureza das crianças. Uma amizade quase impossível, naqueles tempos, acontece, um judeu e um alemão. E neste ponto que este filme é diferente nos mostra como uma criança lida com todos as 'cargas' de preconceitos e ideologias nazista jogadas em sua mente. As vezes brincou com meu pai, que gosta muito de Rousseau, que o filosofo francês iria adorar o filme de Mark Herman, pois todo pensamente romântico do iluminista, de que os homens nascem bons e são corrompidos pela sociedade, são confirmados no filme. O final não surpreende, o que não deixa de ser emocionante e o elenco 'adulto' e 'mirim' estão de 'tirar o chapéu', destaque para Jack Scanlon que interpreta o judeu Schmuel. Um filme que agrada Gregos e Troianos, serve pra reflexão e destração.

IMDB: 7.8
*****
Nota: 9.5/10
Trailer: Aqui
Download torrent: Aqui
Legenda: Aqui

@rafael_pegado

Nenhum comentário:

Postar um comentário